terça-feira, 12 de abril de 2011

Conhece-te a ti mesmo!!! Sem o denso "tecido" social não há humanidade!!!

                
Aulas  Debate nas disciplinas de Sociologia e Filosofia realizadas no decorrer dos dias 08 à 12/04/2011 em uma Escola Pública para  as seguintes turmas: 11, 12, 13, 14, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 31, 32, 33, 34, 35 e 36.
A palestra da Profª Rose foi sobre a Importância de Filosofar, Entender o Meio Social em que vivemos para Projetar uma Sociedade menos violenta através da cultura da paz, começando conosco, em nossas atitudes solidárias e familiar, previnindo problemas sociais graves no futuro; como já acontece em sociedades "avançadas" no mundo todo; percentuais mais elevados de criminalidade se verificam em grandes centros urbanos. Entendemos que os comportamentos sociais mudam de acordo com a cultura da sociedade vigente e que existem diferenças de personalidade entre indivíduos que vivem em comunidades para indivíduos que vivem em sociedades modernas, nessas caracterizando comportamentos sociopatas e psicopatas, fatores relevantes como o isolamento social, isso leva seres humanos a insanidade.
Essa insanidade começa no seio social e materializa-se no psíquico e genético? Qual a importância do meio social para fundamentar sua socialização, sua capacidade natural para viver em grupos?
Graças a isso chegamos até aqui. Precisamos viver em grupos. Mas quando isso não acontece...

Ver  caso "Menino Selvagem de Aveyron", na França, e as meninas Amala e Kamala, na Índia.
Debatemos o "olhar" sobre nós mesmos, colocando-se no lugar do outro, a questão do "bullying", por exemplo. Em Filosofia falamos da importância de aprofundar temas e ideias para vencer o senso comum à respeito da totalidade,coletividade social. Para vencermos ideias não elaboradas e os juízos intuitivos, Aprendemos que isso não é científico e sim um pré-conceito.
A Filosofia quer encontrar os significados mais profundos do seu objeto de estudo; ela não pergunta que horas são, e sim o que é o tempo? Diferenças entre pessoas que vivem em sociedades ou em comunidades, por exemplo, laços de afetividade, personalidade, tipos de contatos, etc... O lavrador tem uma personalidade diferente do executivo, os contatos sociais do lavrador são primários, são pessoais, vínculos de parentesco,  já o executivo, formal individualista,  precisa se fortalecer para encontrar seu espaço nos grandes centros urbanos, não pode ser "gentil", não é mesmo?!!
As chamadas máscaras sociais. Agora pergunto: em qual lugar podemos deixá-las cair?
Na família, meus alunos responderam. Sim na família, então a "célula-mãe" está desestrutura, está em crise desde a da 1ª Revolução Industrial; quando pais e filhos passam do campo (comunidade) e vão para as cidades (sociedade) em busca de promessa de sucesso e riqueza. Essas promessas não irão se confirmar levando aos caos-social.  Violência, fome, doenças, desemprego, horas exautivas de trabalho e maus tratos dentro dos galpões de fabricas etc... Aqui nasce a Ciência Social, pois começam a surgir com a 1ª Revolução Industrial os problemas a serem solucionados? Direitos trabalhistas e sindicatos, movimento pelo socialismo para amenizar os graves problemas sociais nas grandes cidades da década de 30, por exemplo. A promessa de que o capitalismo geraria progresso foi desmascarada com Marx com a teoria de classes sociais e a mais-valia. Greves, protestos, fervilhão no mundo... O mundo rachou em duas ideologias distintas, de um lado a Rússia sai da 1ª Guerra e com Lênin e sua turma fazem a Revolução Russa de outro lado os Estados Unidos representando o capitalismo. A Guerra Fria que durou até década de 80 com a Queda do Muro e Berlim. Outro ponto a ser destacado na palestra foi o caso do "Menino Selvagem de Aveyron",  caso do menino encontrado na floresta de Lacune na França, semi-nú, sem saber falar, não sabia ler, nem alimentar-se com talheres, dilacerava a carne com os próprios dentes, andava de forma quadrúpede,  sorria involutariamente, aos poucos seu terapeuta e psiquiatra, foi defendendo a teoria de que o "Menino Selvagem" apenas não tinha sido ensinado ou educado nos moldes sociais da época; aos poucos o menino já esboçava um sorriso, levava água ao seu terapeuta e se divertia empurrando um pequeno carrinho. Isso comprova que sem o denso tecido social simplesmente não tem humanidade, não pelo menos como há conhecemos.
Outra teoria relevante para analisar o caso é a "tendência single", pessoas que preferem viver sozinhas e a dissolução da primeira celular social a família, tedência ao autoisolamento.
Isso é como um "sismógrafo" para medir a intensidade de "singles" na atualidade.
Não existem mais famílias tradicionais. E agora como iremos ser nós mesmos?
Será que ainda somos nós mesmos em meio a corpolatria vigente?
E para quem têm família? Muito bem, sei que existem...
E aí o que fazemos quando conseguimos nos reunir?
Brigamos? Nos isolamos? Dialogamos?Perguntamos aos nossos filhos o que eles aprenderam na escola? Perguntamos se estão indo bem com os amigos e amigas? Perguntamos sobre seus professores e quais eles se identificam e porquê?
Sim fizemos tudo isso, e sabemos que não é suficiente...
Por quê? É isso que precisamos debater!!!
Por favor não me interpretam mal...
Sou mãe e professora, também estou preocupada com meu filho e todos os filhos e filhas que minha Escola é responsável!!!
Podemos olhar isso de frente ou devemos viver como se nada tivesse acontecendo com nossos filhos e filhas e com as escolas onde os "deixamos"? Que sociedade queremos para eles?
Temos que repensar nossos pensamentos, sentimentos e agirmos em conjunto; visando o bem de todos.
Por favor participem na Escola de seus filhos e filhas o máximo que puderem.
Sei que é difícil, não falei que seria fácil! Mas, sei que não é impossível.
O que é o possível e o impossível?

Cobrem dos governantes, sim, mas por favor poupem os profissionais que estão dentro das Escolas públicas do Brasil. Elas estão abandonadas.  Se não é o CPM da minha Escola nunca ela teria a importância que têm hoje na minha cidade e até no exterior. Tentem organizar um dia que os pais levaram, no mesmo horário os seus filhos para a escola; sei lá, uma maneira de chamar atenção da imprensa e das autoridades para denunciar Escolas sem infra-estrutura e segurança. Talvez com essa atitude séria e necessária a comunidade escolar possa reverter a médio e longo prazo a triste realidade das Escolas públicas brasileiras.
Que os governos municipais, estaduais e federal possam abrir o debate a sociedade civil, abrir as Escolas para os pais, autoridades e profissionais da educação e de segurança em um único evento; e desse encontro criar um documento universal de cuidados com as Escolas públicas aliando a sua evolução técnica-científica ao mesmo patamar, por exemplo, das Ciências Humanas.
Esse diálogo é de extrema urgência. Sabemos que países que não cuidam de suas crianças, jovens e velhos não terão futuro.; estarão fadados ao fracasso., é vergonhoso quando sabemos que o dinheiro é desviado, de verbas educacionais. Sem contar que muitas vezes assistimos na mídia, que "políticos" corruptos desviam comida escolar?!!? Ah não, isso já é demais!!! Que absurdo.
Afinal...
Que Escolas Temos? Que Escolas Queremos? Precisamos desse modelo atual de Escolas? É possível uma "nova" Escola? Uma Escola administrada pelos próprios pais? E porque não?

Nos Estados Unidos existe uma experiência assim, que está dando super certo!!!
Porque não podemos adaptá-la à realidade brasileira?
 O que nos impede?
Entrem aí na internet e pesquisem, não lembro agora a onde li...
Acho que foi em uma revista da superinteressante.
Afinal, o que nos impede de formatar uma Escola para a nossa realidade, a do descaso e da violência, contra colegas e professores, em epecial em grandes centros urbanos brasileiros. É urgente um novo modelo educacional ? É, urgente, mas deve haver um valorização dos profissionais que estão também atirados e dentro de Escolas sem o mínimo de condições de educar qaunto mais de prevenção da violência. Já estão há anos sendo violentadas pelo descaso público federal. Mas para isso os governantes tem que tomar consciência de não desviar dinheiro que vem para a educação, pelo contrário deverão aumentar a receita.
Não podemos esperar. Precisamos agir agora.
Coragem!!! Ousar!!! O primeiro voo dará um "frio na barriga"; poderemos até tropeçar...
Como saberemos, se não tentarmos?
Precisamos experimentar, e algúem têm que dar o primeiro passo...
Quem se habilita???

                Tema Gerador: Filosofar é Preciso para Socializarmos um Mundo Melhor
Logo após a aula-palestra foi solicitado aos alunos que se reunissem em pequenos grupos para formatar um texto coletivo onde deveriam relacionar o comportamento do sociopata "carioca" com conceitos como comunidade e sociedade societárias; como a chamada "tendência single", "Individualismo", isolamento social como acontece em sociedades desenvolvidas como o Japão e Estados Unidos, e ou grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo... E os conceitos filosóficos dizendo o porquê de sua importância, bem como as possíveis saídas para esse problema social das sociedades pós-industriais.

OBS.: A partir dessa semana iremos começar o que chamamos de reflexão filosófica
em pequenos grupos o que foi processado a partir dos conceitos estudados em Planos de Estudos das Disciplinas Lecionadas em Escola Estadual de Ensino Médio Monteiro Lobato de Taquara-RS e com pesquisas de campo elaborando uma iniciação à pesquisa científica.
Estaremos trabalhando no decorrer das aulas dessa semana.