quinta-feira, 7 de abril de 2011

O PENSAMENTO FILOSÓFICO




QUANDO A FILOSOFIA SURGIU, ENTRE OS GREGOS, NO SÉCULO VI a.C., ELA ENGLOBAVA TANTO A INDAGAÇÃO FILOSÓFICA PROPRIAMENTE DITA QUANTO O O QUE HOJE CHAMAMOS DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO. O FILÓSOFO TEORIZAVA SOBRE TODOS OS ASSUNTOS, PROCURANDO RESPONDER AO PORQUÊ DAS COISAS.
É POR ISSO QUE OS FILÓSOFOS TALES E PITÁGORAS  E DEPOIS O MATEMÁTICO EUCLIDES (DE ALEXANDRIA) DEDICARAM-SE TAMBÉM AO ESTUDO DA GEOMETRIA. ARISTÓTELES, POR SUA VEZ, DEBRUÇOU-SE SOBRE OS PROBLEMAS FÍSICOS E ASTRONÔMICOS, PORQUE ESTES INTERESSAVAM À CULTURA E A SOCIEDADE DE SUA ÉPOCA.
FOI SÓ A PARTIR DO SÉCULO XVII, COM GALILEU GALILEI E O APERFEIÇOAMENTO DO MÉTODO CIENTÍFICO, FUNDADO NA OBSERVAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E MATEMATIZAÇÃO DOS RESULTADOS, QUE A CIÊNCIA COMEÇOU A SE CONSTITUIR COMO UMA FORMA ESPECÍFICA DE ABORDAGEM DO REAL E A SE DESTACAR DA FILOSOFIA.
APARECEM, POUCO A POUCO, AS CIÊNCIAS PARTICULARES, QUE INVESTIGAM A REALIDADE SOB O PONTO DE VISTA ESPECÍFICOS: À FÍSICA INTERESSAM OS MOVIMENTOS DOS CORPOS; A BIOLOGIA, A NATUREZA E OS SERES VIVOS, À QUÍMICA, AS TRANSFORMAÇÕES DAS SUBSTÂNCIAS; À ASTRONOMIA, OS CORPOS CELESTES; À PSICOLOGIA, OS MECANISMOS DA MENTE HUMANA; À SOCIOLOGIA, AS RELAÇÕES SOCIAIS E COMO FUNCIONA ÀS SOCIEDADES HUMANAS ETC.
A PARTIR DE ENTÃO, O CONHECIMENTO FOI FRAGMENTADO ENTRE AS VÁRIAS CIÊNCIAS, POIS CADA QUAL SE OCUPAVA SOMENTE DE UMA PEQUENA PARTE DO REAL. AS AFIRMAÇÕES DE CADA UMA DELAS SÃO CHAMADAS DE JUÍZOS DE REALIDADE, PORQUE SE REFEREM AOS FENÔMENOS E PRETENDEM MOSTRAR COMO ESTES OCORREM E COMO SE RELACIONAM. DE POSSE DESSES DADOS, TORNA POSSÍVEL PREVÊ-LOS E CONTROLÁ-LOS.
A FILOSOFIA TRATA DESSA MESMA REALIDADE, MAS, EM VEZ DE FRAGMENTÁ-LA EM CONHECIMENTOS PARTICULARES, TOMA-A COMO TOTALIDADE DE FENÔMENOS, OU SEJA, CONSIDERA A REALIDADE A PARTIR DE UMA VISÃO DE CONJUNTO. QUALQUER QUE SEJA O PROBLEMA, A REFLEXÃO FILOSÓFICA LEVA EM CONTA CADA UM DOS SEUS ASPECTOS, RELACIONANDO-O AO CONTEXTO DENTRO DO QUAL ELE SE INSERE E RESTABELECENDO A INTEGRIDADE NO UNIVERSO HUMANO. DO PONTODE VISTA FILOSÓFICO, POR EXEMPLO, É IMPOSSÍVEL CONSIDERAR A POBREZA E A FOME COMO PROBLEMAS ESSENCIALMENTE ECONÔMICOS OU LIGADOS SOMENTE AO BINÔMIO PRODUÇÃO - CONSUMO. É PRECISO RELACIONÁ-LA AOS INTERESSES DE CLASSES, POLÍTICOS E SOCIAIS. A QUEM INTERESSA  QUE HAJA PAÍSES E CAMADAS DA POPULAÇÃO VIVENDO EM EXTREMA POBREZA, SEM CONHECER SEUS DIREITOS, SEM ACESSO À EDUCAÇÃO, À CULTURA E À REFLEXÃO CRÍTICA E SEM PODER POLÍTICO?
É POR ISSO QUE, SEM DESMERECER O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO BUSCADO PELAS VÁRIAS CIÊNCIAS, DEFENDEMOS A NECESSIDADE DA REFLEXÃO FILOSÓFICA, REFLEXÃO ESTA QUE FAZ CRÍTICA DA AÇÃO E DOS FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO HUMANO.
CABE AO FILÓSOFO REFELTIR SOBRE O QUE É CIÊNCIA, O QUE É MÉTODO CIENTÍFICO, SUA VALIDADE, SEUS LIMITES. A CIÊNCIA É REALMENTE UM CONHECIMENTO OBJETIVO? O QUE É A OBJETIVIDADE E ATÉ QUE PONTO UM SUJEITO HISTÓRICO - O CIENTISTA - PODE SER OBJETIVO?
CABE A ELE REFLETIR SOBRE A ARTE: O BELO EXISTE? É UM CRITÉRIO PARA SE DETERMINAR O QUE É ARTE? OU HAVERÁ OUTROS VALORES ESTÉTICOS MAIS ADEQUADOS PARA ESSE JULGAMENTO?
COMPETE AO FILÓSOFO, TAMBÉM, REFLETIR SOBRE A CONDIÇÃO HUMANA ATUAL: O QUE É O SER HUMANO? O QUE É LIBERDADE? O QUE É TRABALHO? QUAIS AS RELAÇÕES ENTRE O SER HUMANO E A NATUREZA? QUAIS AS RESPONSABILIDADES QUE OS SERES HUMANOS TÊM COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE? ETC. NEM MESMO A ESCOLA FOGE DO CRIVO DA REFLEXÃO F ILOSÓFICA: PARA QUE UMA ESCOLA EXISTA, É NECESSÁRIO QUE PARTAMOS DE UMA VISÃO DE UM SER INCOMPLETO E, PORTANTO, EDUCÁVEL. PARA SOBREVIVER, OS ANIMAIS NÃO PRECISAM SER EDUCADOS, POIS  SE GUIAM PELOS INSTINTOS. SÓ OS "EDUCAMOS", ISTO É, DOMESTICAMOS, PARA ACOMODÁ-LOS ÀS NOSSAS NECESSIDADES HUMANAS. O CASO DOS SERES HUMANOS É DIFERENTE. MAS PARA QUE OS EDUCAMOS? PARA O PLENO EXERCÍCIO DA LIBERDADE E DA RESPONSABILIDADE OU SÓ PARA OS MANTER DENTRO DE UMA ORDEM JÁ ESTABELECIDA? EM OUTRAS PALAVRAS, EDUCAMOS PARA QUE CADA UM SAIBA PENSAR POR SÍ PRÓPRIO OU PARA QUE ACEITE AS REGRAS QUE OUTROS PENSARAM PARA ELE?
A FILOSOFIA QUER ENCONTRAR O SIGNIFICADO MAIS PROFUNDO DOS FENÔMENOS. NÃO BASTA SABER COMO ELAS ACONTECEM, MAS O QUE SIGNIFICAM NA ORDEM GERAL DO MUNDO HUMANO. ELA TAMBÉM EMITE JUÍZO DE VALOR AO JULGAR CADA FATO, CADA AÇÃO EM RELAÇÃO AO TODO. ELA TAMBÉM VAI ALÉM DAQUILO QUE É, PARA PROPOR O QUE PODERIA SER. É PORTANTO, INDISPENSÁVEL PARA A VIDA DE TODOS AQUELES QUE DESEJAM SER SERES HUMANOS COMPLETOS, CIDADÃOS LIVRES E RESPONSÁVEIS POR SUAS ESCOLHAS.